quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ENQUADRAMENTOS PARA UMA BOA FOTOGRAFIA

Se você souber fazer um bom enquadramento, as fotos irão melhorar em 60%. Aqui vão algumas dicas. Já adianto que não sou profissional e acredito que esteja faltando aqui algumas coisas. Contudo, se você entender e praticar o que está escrito aqui, já vai ser o suficiente para suas fotografias melhorarem e muito.

1 – Em primeiro lugar é importante definir um assunto. Fotos precisam conduzir os olhos para um ponto. Se você não deixa claro na foto qual o seu assunto, ficará uma foto dispensável. A primeira foto apresenta uma mata – não está claro o que se quer mostrar. Na foto seguinte, temos uma definição melhor com galhos em silhueta e o céu no fundo.

Foto sem assunto definido  Com assunto

2 – Evite enquadramentos que criem situações ridículas e impossíveis. Tirar uma foto num ângulo em que os fios da rede elétrica passam por trás da cabeça do seu modelo pode não ser uma boa idéia. Tudo aquilo que possa nesse sentido atrapalhar o assunto principal de sua foto deve ser evitado. Mulheres não ficam muito bem se as fotos forem tiradas de baixo para cima. Ficam parecendo mais gordas e elas não vão gostar. A foto abaixo exemplifica uma situação dessas. A pessoa do meio, colocou as mãos nos ombros dos dois amigos e ficou parecendo assim sem braços.

Homem sem braços

3 – Não desperdice os espaços. É muito comum as pessoas tirarem fotos horizontais de alguém, desperdiçando espaço em ambos os lados. Neste caso, seria melhor virar a máquina na vertical e tirar do corpo todo da pessoa. A primeira foto exemplifica o erro comum do desperdício de espaço. A segunda ensina o tipo de enquadramento melhor. Também se pergunte sempre antes de tirar a foto: será que posso chegar mais perto?

Espaço desperdiçado     Enquadramento correto

4 – Procure ângulos criativos. Quem não arrisca não petisca. Tente ângulos diferentes, faça experiências, não tenha medo de errar. Afinal, essa é a vantagem da foto digital. Errou apagou! O fotógrafo tem que ter sempre ousadia e boa vontade para experimentar algo novo. A foto abaixo é de uma escada, do ponto de vista do corrimão.

Escada

5 – Use a regra do ¼. Funciona assim. Divida a imagem em quatro partes (imagine as linhas no momento em que você for tirar a foto). Coloque então o assunto de sua foto em uma dessas partes. O resultado é que você terá uma foto dinâmica e não estática. Repare que a maioria das fotos profissionais usam desta regra. Note na foto abaixo que o cachorro está posicionado de acordo com esta regra.


6 – Aprenda a observar fotos de profissionais e enquadramentos na TV. Procure ver como eles enquadram situações diversas ou paisagens. Repare que quando um ator olha para a esquerda (por exemplo) a câmera sempre deixa mais espaço horizontal na direção do lado em que ele está olhando. Quando eles querem deixar um ator mais alto, filmam o mesmo por baixo e os outros atores por cima. Sim, Arnold Schwarzenegger e Hugh Jackman não são altos. Assista filmes que ganharam prêmios de melhor fotografia. Dicas? “Lawrence da Arábia” – as fotografias do deserto deste filme até hoje não foram superadas por nenhum outro. “Era uma vez no Oeste” – repare como Sérgio Leone trabalha os closes.

7 – Quando for cobrir fotos de um evento varie os planos. Tire várias fotografias no plano geral, cobrindo o evento como um todo. Depois passe para as não tão específicas, mas não tão gerais, usando o médio plano. Após isso, cubra os detalhes, usando closes e o zoom, revelando agora os detalhes.

8 – Valorize as linhas e padrões. Uma estrada, uma cerca que some ao horizonte, um prédio. Bancos enfileirados. Tenha um olho sensível para observar padrões e captá-los com sua câmera. Valorize a simetria, especialmente em construções. Mesmo o caos apresenta certa ordem, dependendo de como você tira a foto. Madeira, verniz, pedras podem formar belas texturas. Portas, colunas e portais foram belas molduras para suas fotos.

Valorize linhas e padrões

9 – Valorize as cores. Certas cores saem melhor nas fotos, especialmente se você ainda não tem uma máquina digital. Filmes de diferentes marcas captam melhor diferentes cores. Valorize o azul, o verde e o vermelho. Repare como os profissionais valorizam e enfatizam estas cores. Elas saem bem em qualquer foto! Quando for tirar fotos de crianças, por exemplo, peça para que as mesmas se vistam com roupas de cores sólidas.

Valorize as cores

10 – Pôr-do-sol – Para evitar uma cena estática, enquadre o horizonte em cima ou ou embaixo. Evite o horizonte no meio!

Evite fotos estáticas

Ok, é isso! Espero ter ajudado com o pouco que sei!


Retirado do Blog de Andrei de Almeida Barros

5 comentários:

  1. Muito bom, ajuda bastante quem ainda é iniciante na área da fotografia!

    ResponderEliminar
  2. Conselhos bastante enganadores, ai ai. A "regra do 1/4", na verdade, chama-se Regra dos Terços,onde a imagem se divide em 3 na horizontal na vertical e os pontos de interesse se localizam nos pontos de intersecção dessas linhas.
    Dê uma olhada neste link http://www.fotografia-dg.com/composicao-fotografica/ e actualize o seu conhecimento ;) Veja também outros temas e aprenda mais um pouco antes de tentar explicar!

    Abraço (:

    ResponderEliminar
  3. oi amigo obrigado pela dica sou um fotografo e preciso muito destas informacoe. este e omeu blog. www.pedroeu25.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. olá, gostei muito das dicas, eu estou a estudar fotografia e essas dicas foram realmente muito interessantes. Podes ver no meu blog algumas fotos, passa por lá e diz o que achaste! Podes até ajudar com outras dicas e concelhos que aches pertinente para melhorar. Obrigada :)

    http://the3oclock.blogspot.pt/2015/10/fotografia-e-halloween.html

    ResponderEliminar